quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ENCANTO INTERIORANO

Renato Teixeira. Artista "da terra", oriundo da cidade grande



Minhas lembranças primeiras de Renato se deram num programa antigo da Rede Record, o "Tom Brasileiro", onde ele dava ênfase a músicas regionais - bem brasileiras. Esbanjando simpatia e dando grandes canjas.

Depois de adulto fiquei conhecendo sua rica obra - e admirado por descobrir que famosas interpretações eram de sua autoria, como "Romaria" eternizada por Elis Regina, ou "Tocando Em Frente", por Maria Bethânia. Enxergo Renato como um verdadeiro artista "da terra" - sua música, em quase totalidade enfoca elementos e nuances seresteiros que lhe credenciam como tal; curiosamente, o cantor/compositor nasceu em Santos, SP. Desde criancinha dado a música, sua primeira "aparição" foi cantando a música "Dadá Maria", de sua autoria, ao lado de Gal Costa, que tinha defendido a canção no festival da Record em 1967.

Trecho retirado do site oficial do compositor:

"Sempre procurei conhecer a nossa história musical, ouvir todas as canções e todos os gêneros. Do samba à música caipira. Em tudo que ouvi sempre deparei com o talento e a vocação dos compositores brasileiros. A geração musical que frutificou da Bossa Nova, nos anos sessenta era chocante. Uma linda síntese de tudo que aconteceu de essencial na música brasileira até então. Foi uma festa. Ouvi a Banda do Chico em São José dos Campos, antes do festival e foi um impacto inesquecível. Ainda morava em Taubaté.
Ouvi Milton Nascimento antes do sucesso, e era deslumbrante. Todos que o conheceram nessa época, já tinham por ele uma admiração que só os grandes mitos podem desfrutar. Vimos e ouvimos Elis, todos os dias. Assisti bem de perto o surgimento do Tropicalismo. Na virada dos anos sessenta para os setenta a música silenciou. Fui fazer jingles publicitários para sobreviver. Acontece que gostei muito do assunto!"

Sua ascenção, contudo, se deu mesmo com a gravação de "Romaria" por Elis Regina. E com a acertada parceria com Almir Sater, que lhe rendeu seus maiores e mais conhecidos sucessos.

Um post inaugural sobre Renato Teixeira, que ainda não havia aparecido no blog. Fortíssimo candidato a um futuro "artista do mês", graças à grandiosidade de sua participação na música brasileira. Pimentinha final: analisando suas composições, um colega (não o identificarei) chegou à conclusão que muitas de suas letras - descontando as composições por encomenda para nossas grandes cantoras interpretes, versam ou dão a entender sobre o amor pelo sexo masculino. Entra na próxima lista de bafões ou não?


Renato de cabelo purpura: dubiedades até nos títulos de suas músicas.




*************************************************************

AMANHECEU, PEGUEI A VIOLA
Renato Teixeira


Amanheceu eu peguei a viola
Botei na sacola e fui viajar
Sou cantador e tudo nesse mundo
Vale prá que eu cante e possa praticar
A minha arte sapateia as cordas
E esse povo gosta de me ouvir cantar

Amanheceu...

Ao meio dia eu tava em Mato Grosso
Do Sul ou do Norte, não sei explicar
Só sei dizer que foi de tardezinha
Eu já tava cantando em Belém do Pará

Amanheceu...

Em Porto Alegre um tal de coronel
Pediu que eu musicasse uns versos que ele fez
Para uma china, que pela poesia
Nem lá de Pequim se vê tanta altivez

Amanheceu...

Parei em Minas prá tocar as cordas
E segui direto para o Ceará
E no caminho fui pensando, é lindo
Essa grande aventura de poder cantar

Amanheceu...

Chegou a noite e me pegou cantando
Num bailão, lá no norte do Paraná
Daí prá frente ninguém mais se espanta
E o resto da noitada eu não posso contar

Anoiteceu e eu voltei prá casa
Que o dia foi longo e o sol quer descansar


TH - Clássico da "country music brasileira"



4 comentários:

  1. o cara é muito bom
    pena merecia ser mais conhecido

    ResponderExcluir
  2. A Cátia Fonseca o entrevistou dia desses! Grande compositor e intérprete, com certeza. Essa música que você escolheu representa muito bem a "alma" do trabalho do Renato e me traz recordações carinhosíssimas do meu interioorrrrr de Sampa!
    Nem eu imaginava encontrar algo assim por aqui!
    Rs.

    ResponderExcluir
  3. PS: Sim, eu acho que você devia pesquisar mais sobre ele e escrever mais sobre suas composições. Ele com certeza merece a homenagem!

    PS segundo: Procure a entrevista da Cátia com ele no YT. Foi muito bonita e emocionante! =)

    ResponderExcluir
  4. Grande intérprete! Acabei de fazer uma coletânea de músicas dele, e descobri muitas músicas bonitas! Destaque pata "Tenho Medo" da trilha de Amor com Amor se Paga!

    em tempo: obrigadíssimo pelo "O Maior Mistério", TH...rs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...